Produções de “O Brutalista” e “Émilia Perez” utilizaram recursos para “aprimorar” a fala e o canto. Indústria enfrentou greve contra o uso abusivo do recurso em 2023.
O jornal britânico The Guardian, deu uma notícia que pode remexer as estribeiras da corrida ao Oscar, cujos indicados serão conhecidos nesta quinta-feira (23). As produções dos filmes “O Brutalista” e “Émilia Perez” admitiram o uso do aplicativo Respeecher – ferramenta que utiliza a Inteligência Artificial para aprimoramento da fala e do canto.
Em uma entrevista à publicação de tecnologia de imagem Red Shark News, o editor do The Brutalist, Dávid Jancsó, disse que, em um esforço para criar diálogo húngaro tão perfeito “que nem mesmo os moradores locais identificarão qualquer diferença”, Jancsó alimentou as vozes dos atores principais Adrien Brody e Felicity Jones em software de IA, bem como a sua própria.
Apesar do uso, o diretor do filme Brady Corbet, emitiu uma nota que o uso foi apenas para a pós produção e que os atores atuaram sem nenhum recurso nas filmagens.
O recurso foi também utilizado na mixagem das canções do filme “Émilia Perez”, forte candidato a concorrer com o brasileiro “Ainda Estou Aqui” ao Oscar de Melhor Filme Internacional. A atriz Karla Sofía Gascón teve parte do seu canto aprimorada e misturada com a voz da cantora francesa Camille, que é co-autora das canções do filme, com a finalidade de ampliar as notas alcançadas pela atriz.
Reespecher é um aplicativo fundado na Ucrânia que é conhecido pelos produtores de Hollywood. Com a autorização do ator James Earl Jones (1931-2024), a produção da série “Obi-Wan Kenobi” utilizou o recurso para a voz do eterno Darth Vader.
No entanto, o uso deste e de outros aplicativos que utilizam a Inteligência Artificial ainda é tratado como um tabu não solucionado e tampouco benéfico aos milhares de trabalhadores da atuação e dos bastidores. Em 2023, uma greve que durou meses paralisou produções contra o uso massivo dos recursos da IA.
Enquanto tudo isso acontece, perguntamos à você se Tens ido ao cinema em nosso substack.
