País anuncia desistência da competição, mesmo com os patrocinadores a buscar financiar um artista
A Moldávia se retira do Eurovision, de maneira melancólica aos músicos que tentaram participar da sua Etapa Nacional. A emissora moldava TRM acaba de anunciar o cancelamento de seu festival e, também, da sua participação no Eurovision de 2025, a ser realizado na Basileia (Suíça).
O anúncio foi feito hoje em uma coletiva de imprensa pelo diretor da Moldova 1, Corneliu Durnescu, e pela chefe de delegação da Moldova, Daniela Crudu.
A decisão foi tomada “após uma análise detalhada da situação atual, bem como dos desafios econômicos, administrativos e artísticos”.
No entanto, as regras sobre a desistência de um país sem o pagamento de multas que inviabilizariam sua candidatura aos anos seguintes, e a oferta dos patrocinadores chegou à mesa da TRM poucas horas depois do anúncio.
O cantor Bacho revelou nas redes sociais que recebeu uma oferta de patrocínio que pode permitir a participação da Moldávia no Eurovision 2025, com ele e o Carnival Brain e que foram contatar imediatamente a direção da emissora. Ambos eram favoritos para vencer a Etapa Națională antes do anúncio da TRM.
Atualização de 29 de janeiro: durante o sorteio das semifinais, ficou confirmada a desistência da Moldávia. O produtor do festival Eurovision, Martin Osterdahl, admite que a situação financeira é crítica e será prioridade máxima.
Fontes: Eurovoix e Eurovision World

Uma resposta para “Eurovision 2025 pode seguir sem a Moldávia?”.
[…] O anúncio da Moldávia estar prestes a se retirar do Eurovision, infelizmente, era esperado e caiu como um tapa aos fãs do festival. O público esperava pelo anúncio do jovem Bacho como o representante e isso poderá ser feito (ou não), mas representa um sincero cansaço dos países balcãs na competição. […]
CurtirCurtir