Denúncia: bandas ligadas ao nazismo estão se apresentando no Brasil e em Portugal

Bandas abertamente ligadas ao pior do que se espera de um ser humano estão convidadas à se apresentar nos países

Bandas abertamente ligadas ao pior do que se espera de um ser humano estão convidadas à se apresentar nos países

Alerta de conteúdo sensível para o público, pois trata-se de uma grave denúncia

A matéria da HedFlow denuncia a relação de bandas com ideologias neonazistas em festivais no Brasil e em Portugal. Bandas como a grega Acherontas, a finlandesa Horna e a norueguesa Mayven estão ligadas à essa ideologia nefasta, que já deveria estar na lata de lixo da sociedade.

Essas bandas têm líderes e integrantes envolvidos em projetos e eventos ligados ao pior que se possa imaginar de um ser humano. Mesmo assim, foram convidadas a se apresentarem em festivais de Rock como o M.A.D Metal Fest (São Paulo), o Aliança Profana Fest (Belo Horizonte), CWB Hell Festival (Curitiba) e o Vagos Metal Fest (em Portugal) neste ano.

Uma destas bandas, aliás, que está na programação do festival português, teve seus shows cancelados em Porto Alegre, em 2023, após denúncias à justiça brasileira.

A matéria da HedFlow enfatiza a necessidade de rejeitar a promoção de grupos com histórico neofascista. E a sociedade tem um papel importante em não tolerar tais manifestações. Cabendo reafirmar a necessidade de vigilância. Isso é essencial para evitar o avanço dessas ideias no cenário cultural.

Atualização (27/01/25), por Igor Miranda: a produção do evento paulista emitiu nota cancelando o convite as duas bandas citadas na reportagem. Porém, ainda reforça que estas bandas não possuem vínculo nefasto.

Também após a denúncia do programa Fantástico (TV Globo), o Spotify também está removendo conteúdos que propagam o extremismo.


Entenda a Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi um gigante conflito global. As Potências do Eixo, lideradas por Alemanha, Itália e Japão, enfrentaram os Aliados. Estes eram liderados por Estados Unidos, União Soviética, Reino Unido e França.

O conflito foi impulsionado pelo expansionismo nazista. Adolf Hitler liderou este movimento. Ele buscava impor a ideologia de superioridade racial através da eugenia. Além disso, almejava a expansão territorial alemã.

A guerra começou com a invasão da Polônia pela Alemanha. Isso foi seguido por campanhas militares em toda a Europa, África e Pacífico. Eventos como o Holocausto foram brutais. Milhões de pessoas de diversos grupos sociais, principalmente judeus, foram exterminados nos campos de concentração.

Os Aliados começaram a reverter o avanço do Eixo com campanhas decisivas. Exemplos são o Dia D na Normandia e a derrota das forças do Eixo no norte da África.

O brutal uso de bombas atômicas pelos Estados Unidos nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki marcou o fim do conflito no Pacífico. A rendição alemã em maio de 1945 encerrou a guerra na Europa.

O período deixou um saldo devastador: cerca de 70 milhões de pessoas morreram. Houve consequências políticas, econômicas e sociais que moldaram o cenário global do pós-guerra. Isso inclui a criação da ONU e, anos mais tarde, a Guerra Fria.

Opa, tudo bem?

Não assinou ainda a nossa UrbNews? É rapidinho e, se quiser nos ajudar, custa menos que um pãozinho.