É hora de conferir as dicas de março do urb tips
Literatura e música reunidas na semana de carnaval (01 de Março)
O época boa para a folia, não? Mas sabemos que vamos ter o grupo do Japa: Já Pra Cama e Sofá, a ler livros. Mas nós do Urbanna, selecionamos três livros e três musicas para todos.
Sim, três livros e três musicas para as nossas dicas carnavalescas e marceiras – ah, uma destas dicas contém um Wally. Peraí, Wally?
Os livros de Março
Começamos com “Um Defeito de Cor”, de Ana Maria Gonçalves. Um livro que trata a escravidão, a retirada forçada de sua identidade, a busca pelos seus laços e sua fé. O livro inspirou o samba da Portela, grande campeã do Carnaval 2024 do Rio, e é tratado como um best-seller.
O segundo livro vem da América Latina e de uma família bastante conhecida entre as vítimas das ditaduras da região. Hoje, selecionei “Violeta”, de Isabel Allende (sobrinha de Salvador Allende): uma história de ganhos, de perdas, reflexões e lutas. Violeta, aliás, nasce numa pandemia e falece em outra, vivendo exatamente um século. Vale a leitura na sua casa.
O terceiro livro, bem, trata-se do concorrente de “Ainda Estou Aqui” no Oscar. “Conclave”, um livro de Robert Harris, trata uma simulação sobre os bastidores de uma das mais curiosas e enigmáticas eleições: a do Papa. O filme foi muito bem premiado e é o maior concorrente do filme brasileiro na categoria de Melhor Filme.
Os sons de Março
Com isso, falamos de temas que destacarão Março: Carnaval, Ditaduras, Oscars e Eleições. Agora, vamos as canções que valem a pena o seu mês de março. Para tanto, vamos revelar quem é o Wally que tanto falamos:
A primeira escolha de março é o italiano Diodato, que veio curtir as férias no Brasil. Ele esteve em São Paulo e agora fez a ponte aérea pro Rio, já havia no ano passado lançado “Molto Amore”, baseado na sua primeira passagem no país. Agora, Dio pode estar preparando mais uma surpresa aqui nas nossas terras, será um disco totalmente Brasuca e com divulgação em Sanremo?
Mas para o bloquinho “Iludidos pelo Verão”, a nossa escolha é bem clássica. “Neste deserto”, do Cabine C (1987), uma banda liderada pelo ex-vocalista dos Titãs, Ciro Pessoa (1957-2020). A canção que selecionamos é um pós punk digno de relembrar os tempos do Rock na TV.
E para conhecer outros hits clássicos do Rock Brasileiro, vale a pena passar no canal do Gastão (que foi VJ da MTV). Recentemente, encontramos mais que um vídeo, um acervo sobre as melhores canções ainda não muito bem conhecidas do nosso universo musical BR.
E é isso, aproveitem as dicas de março do nosso Tips. E se você gostou, venha comentar o que gostaria de ver nas nossas dicas para Abril.
