Brasileiro Luca Argel conseguiu hipnotizar no palco, mas não conseguiu a vaga nas semifinais mais acirradas dos últimos anos no FC.
É oficial, ainda estaremos sem um nome brasileiro no Eurovision desde Laura Rizotto representar a Letônia (2018). Luca Argel não conseguiu a vaga na final no penúltimo sábado (01) e foi previsível. A competição foi forte – talvez a mais acirrada semifinal vista nos últimos anos do FC.
As vagas foram disputadas até com polêmica por parte da RTP, que aconteceu apenas naquele dia. Houve um erro na divulgação inicial dos números. Isso pode muito bem ter classificado candidatos que poderão ficar esquecidos na grande final. E estas uma ou duas exceções não prejudicaram a gala deste último sábado (08). O evento celebrou tanto o aniversário da emissora portuguesa como o Dia da Mulher.
Falando em mulheres, a semifinal onde Portugal está no Eurovision está totalmente como os barões da tecnologia queriam. Há muita energia masculina ali! É aí que se derruba, em tese, as candidaturas fortes e gloriosas de Josh e Fernando Daniel. Os palcos com canções de amor, de medos e tristezas perdem espaço à uma mensagem séria, contundente, sagaz… de “Cotovia”.
A apresentação intimista se constrói junto a mensagem impactante, necessária e que pode levar todas as atenções de uma edição carnavalesca para Portugal. Não que os dois não tenham isso, mas a concorrência da semifinal 1 requeria mensagens e divas – amplamente concentradas na segunda semi do Eurovision.
Embora Henka, a outra queridinha do televoto, traga a novidade do Metal Pop ao festival, os jurados podem não querer arriscar. Eles podem estar avessos a tentar uma verdadeira novidade em termos de gênero musical. Isso acende a um péssimo sinal que foi dado ano passado, quando o televoto não quis eleger o brasileiro Léo Middea e, sim a iolanda: o tal do euroready (ou o gênero que está pasteurizando um festival todo).
E tudo isso se concretizou no sábado. De um lado, os fãs de Fernando, Henka e até de Josh acusam o juri de sabotar a participação portuguesa, mas será isso tudo mesmo?
A revelação do televoto mais disputado em anos concretiza uma coisa: ano passado, por pouquíssimos votos, iolanda venceu João e Leo, um madeirense e um brasileiro na campanha mais suja da história que se viu nas redes sociais.
Este ano, quem venceu foi uma banda madeirense, o Napa, também com mensagem clara sobre migração – e isso atraiu 5 pontos convertidos dos jurados. Se fossem os pontos brutos e um televoto segmentado, era pra ser a canção da Diana a vencedora.
Mas aí mora uma coisa, uma lição da ilha onde nasceu e cresceu Cristiano Ronaldo: quando a mensagem é boa, dane-se os favoritos, vamos eleger. E assim aconteceu: a Madeira sorriu, o continente sentiu e o ticket tuga está em boas mãos.
Falando sobre migração, mulheres e esperança de dias melhores, estamos todos do Urbanna a mandar um abraço fraterno na família da pequena Vitória. Infelizmente, ela foi vítima de uma barbaridade criminosa e, sendo bem sinceros, quando uma menina, uma jovem, uma mulher morre, um pedacinho nosso morre junto.
Resultados por rodada
1ª Semifinal
- Margarida Campelo – “Eu Sei Que O Amor” – 15 pontos (12J+3T)
- Bluay – “Ninguém” – 15 pontos (10J+5T) (Eleita na Urbanna em Melhor Canção com Mensagem)
- Jéssica Pina – “Calafrio” – 14 pontos (6J+8T)
- Marco Rodrigues – “A Minha Casa” – 14 pontos (2J+12T)
- Josh – “Tristeza” – 13 pontos (7J+6T)
- Peculiar – “Adamastor” – 13 pontos (3J+10T) (Classificado na 2ª rodada do televoto)
- Capital da Bulgária – “Lisboa” – 12 pontos (8J+4T)
- Xico Gaiato – “Ai Senhor” – 12 pontos (5J+7T)
- Du Nothin – “Sobre Nós” – 6 pontos (4J+2T)
- Rita Sampaio – “Voltas” – 2 pontos (1J+1T)
2ª semifinal
- Napa – “Deslocado” – 20 pontos (8J+12T)
- Diana Vilarinho – “Cotovia” – 18 pontos (12J+6T) (Eleita na Urbanna a Melhor Artista Revelação)
- bombazine – “Apago Tudo” – 14 pontos (7J+7T)
- emmy Curl – “Rapsódia da Paz” – 13 pontos (10J+3T)
- Fernando Daniel – “Medo” – 13 pontos (3J+10T)
- Henka – “I Wanna Destroy U” – 10 pontos (2J+8T) (Classificada na 2ª rodada do televoto)
- Inês Marques Lucas – “Quantos Queres” – 9 pontos (5J+4T)
- Tota – “á-tê-xis” – 7 pontos (6J+1T)
- Luca Argel ft. Pri Azevedo – “Quem Foi” – 6 pontos (4J+2T)
- A Cantadeira – “Responso À Mulher” – 6 pontos (1J+5T)
